Falaremos agora de um tema bem pertinente a quem busca o Anti-Impacto, os tipos de suspensão que existem no mercado. Falaremos sobre cada um de forma resumida, posteriormente faremos uma postagem para cada tipo, explicando todos os detalhes.
Eixo Rígido
Este tipo de suspensão geralmente equipa o eixo traseiro, é utilizada na maioria dos carros populares. Ela consiste em um eixo que liga a roda do lado direito ao lado esquerdo.
Prós:
- Baixo custo de produção;
- Baixo custo de manutenção.
Contras:
- Por estarem conectadas o desempenho de uma roda condiciona a outra, tornando o carro mais instável;
- Menos confortável que os sistemas independentes.
McPherson
Batizado com o nome do criador, Earl S. McPherson, este tipo de suspensão é usado no eixo dianteiro da maioria dos carros, é formado por uma mola, amortecedor e uma bandeija.
Prós:
- Funciona melhor que o eixo rígido pelo fato das rodas não estarem interligadas, assim, a ocilação de um lado não interfere no outro, deixando o carro mais estável;
- Pelas rodas não serem interligadas, o conjunto é mais confortável e absorve as ondulações com mais destreza.
Contras:
- Mais caro de se produzir e de se manter se comparado ao eixo rígido, já que neste sistema há mais componentes e buchas;
- A durabilidade é inferior ao do eixo rígido.
Suspensão Independente
Utilizado no eixo traseiro de carros mais “refinados”, este sistema deixa as rodas independentes (um lado não influência o outro), tornando-o muito mais confortável que o eixo rígido convêncional.
Prós:
- Mais confortável que o eixo rígido;
- Absorve melhor as irregularidades do piso.
Contras:
- Por haverem mais componentes e buchas, a manutenção é mais cara;
Durabilidade menor que do eixo rígido.
Duplo A (Double Wishbone)
Enquanto a McPherson utiliza um braço na parte inferior, o Duplo A usa 2 braços, um na parte inferior e outro na superior, tornando assim o carro muito mais firme que o normal. Este tipo de suspensão é muito usada por carros esportivos.
Prós:
- O carro fica mais firme, passando mais segurança na condução esportiva;
- Eleva consideravelmente o desempenho do veículo numa pista.
Contras:
- Por haver um braço extra (se comparado ao McPherson), o custo de produção é elevado;
- O conjunto ocupa muito espaço na caixa de roda, tornando o projeto do veículo muito mais complexo e resultando numa manutenção elevada.
Multilink
O melhor sistema de suspensão que utiliza molas e amortecedores da atualizade, no Multilink há vários braços ao invés de 2 do Duplo A, permitindo uma estabilidade sem igual, fazendo com que as rodas permançam a maior parte do tempo no solo. Este sistema é muito utilizado em carros de alto desempenho (principalmente os de tração integral).
Prós:
- Mantem as rodas sempre em contato com o solo, permitindo uma grande estabilidade;
- Funciona bem em pistas e nas ruas.
Contras:
- Possuí inumeros compontentesm, tornando o custo de produção e manutenção proibitivos;
- Ocupa muito espaço e aumenta consideravelmente o peso do veículo.
Hidropneumático
Diferente de todas as outras suspensões, este sistema desenvolvido pela Citroën é basicamente um circuito hidráulico com óleo mineral e nitrogênio pressurizado. No lugar das molas e amortecedores há as chamadas esferas acumuladoras, contendo gás e fluido hidráulico. Este sistema permite o veículo ter ajuste de altura inclusive andar sobre 3 rodas! É considerado por alguns como sistema de suspensão mais eficiente já produzido.
Prós:
- Permite ao motorista ajustar a altura do veículo;
- O sistema permite um rodas macio em qualquer tipo de terreno, sendo asfalto ou terra, também é muito eficiente em pistas.
Contras:
- Provavelmente seu mecânico não vai saber mexer neste sistema, poucos entendem da parte de manutenção. Você pode virar refem da autorizada Citroën;
- Os compontentes desta suspensão costumam ser bem caros.
Suspensão a Ar
Este sistema de suspensão consiste normalmente em bolsas de ar (para cada roda), um tanque de ar, mangueiras e um compressor. O sistema pode ser controlado pelo motorista, permitindo uma altura variável, ou pode ser controlado automaticamente por sensores.
Prós:
- Garante um rodar mais macio que os sistemas convêncionais;
- A altura pode ser ajustada.
Contras:
- Caso o sistema não seja de fábrica, há o risco do tempo de reação ser demorado, tornando a condução em altas velocidades perigosa;
- Se o sistema for aftermarket, fuja dos mais baratos pois costuam dar bastante dor de cabeça ao longo do tempo, os melhores sistemas custam bem caro.
Pull Rod e Push Rod
Usados na Fórmula 1, estes tipos de suspensão são caracterizadas pelo amortecedor ficar na horizontal e por haverem hastes ao invés de braços. Parte dos componentes, como os amortecedores, ficam na parte interna do chassi, diminuindo o peso da massa não suspensa.
Prós:
- Menos peso na parte não suspensa, resultando em menos exigência no sistema de suspensão e direção;
- Ambos são bastante compactos e robustos.
Contras:
- Se pretende instalá-lo num carro convêncional, caso conclua o projeto, você será quase um engenheiro;
- Você não encontrará facilmente peças para montar este sistema no Brasil, e achando lá fora, prepare-separa muita burocracia na importação.
Twin I-Beam
Este tipo de suspensão foi criado pela Ford nos anos 60 para equipar as pick-ups F100. Nessa suspensão, as hastes de cada lado estão dispostas no lado oposto, dando grande amplitude no movimento de compressão e extensão. Poucos carros usam esta suspensão, praticamente todos são antigos modelos de pick-up da Ford.
Prós:
- É uma suspensão muito simples, com poucas peças agregadas, mesmo quem nunca mexeu consegue realizar sua manutenção;
- De todos os tipos de suspensão, este é o que tem a maior amplitude de compressão e extensão;
- Sua construção envolve peças bem robustas, tornando-o um dos sistemas mais resistentes que existe.
Contras:
- Devido a grande amplitude na compressão e extensão, é muito difícil obter a correta geometria no conjunto, quando o sistema esta completamente estendido, a cambagem se torna excessivamente positiva, o mesmo acontece na compressão, tornando-a excessivamente negativa;
- Como as hastes são muito grandes (começam de um lado terminam no outro do veículo), sua estabilidade acaba sendo reduzida se comparado a outros sistemas, como o McPherson ou Double Wishbone;
- A grande amplitude na compressão e extensão acaba prejudicando o desgaste dos pneus, eles tendem a ser irregulares.