Vamos abordar hoje um tema que influência bastante no conforto de qualquer veículo, os pneus! Pode parecer que não, mas pneus macios aumentam significativamente o conforto do carro. A principio, neste post falaremos dos pneus para carros de passeio e utilitários esportivos, mas futuramente falaremos de outros tipos de veículo também.
ON-ROAD (uso em asfalto)
Pneu para uso em asfalto, é o mais comum de se encontrar e vem instalado em 90% dos carros de passeio. Seu foco principal é aderência no asfalto seco ou molhado, tendo desempenho ruim em fora de estrada.
OFF-ROAD (para uso em estradas de terra e lama)
Pneus off-road contam com banda de rodagem mais espaçada que o on-road, sulcos mais largos com carcaça reforçada também. Esse “design” faz com que o pneu “cave” (ao invés de rolar, como o on-road) terrenos macios, permitindo que o veículo se desloque em terrenos lamacentos, com terra ou areia.
MISTO (ideal para asfalto ou fora de estrada)
Esse modelo faz a junção do on-road com off-road, porém, acaba não sendo eficiente em nenhum dos dois casos. Por ser um meio termo de dois mundos bem diferentes, ele acaba gerando pontos positivos e negativos, dos quais podemos destacar:
Positivo:
No off-road, o desempenho é consideravelmente maior do que usando um pneu on-road;
Se você usa o carro no dia-a-dia mas vai pro sítio nos finais de semana, vai lhe atender muito melhor do que um pneu on-road;
Quem tem um carro com pneu off-road, se usá-lo no asfalto, pode ter o pneu seriamente danificado, principalmente na banda de rodagem, algo que não acontece se for um misto.
Negativo:
No on-road, o desenho da banda de rodagem gera alto consumo de combustível;
Tem baixa aderência no asfalto, principalmente em altas velocidades;
Gera muito mais ruído que qualquer outro pneu.
É muito mais caro que o on-road.
PNEUS VERDES (ecológicos)
São pneus com baixo atrito ao rolamento, diminuindo o consumo de combustível e também a geração poluentes. Estes pneus possuem mais sílica do que negro de fumo em sua composição (isso por si só já reduz em 40% a resistência ao rolamento). Esses atributos dão a denominação de “verde” a este tipo de pneu.