Transportar cargas é algo que pode parecer simples, mas na prática é bem mais complexo, a escolha de um pneu errado pode gerar alto consumo de combustível ou até mesmo avarias para o caminhão, por isso, é muito importante que o caminhão utilize o pneu correto para o trajeto que foi destinado.
O QUE INFLUÊNCIA NA ESCOLHA DO PNEU?
Ao todo, são 5 tipos de pneu de caminhão diferentes, o pneu correto é influenciado pelo tipo de pavimento que o caminhão rodará na maior parte do trajeto e pela carga rebocada, o eixo em que será utilizado também influência na escolha final.
Pneu para Trajeto Urbano – Alta Severidade
O pneus do tipo alta severidade são recomendados para caminhões que rodam em trajeto urbano, com diversos pontos de frenagem e aceleração, e que executam muitas manobras. Os principais tipos de caminhão que se enquadram nesse perfil são os de entrega.
Pneu para Trajeto Urbano – Média Severidade
Este é o tipo de pneu mais usado no Brasil, tanto por caminhões quanto por ônibus. O pneu de Média Severidade, é um meio termo entre o Alta e Baixa Severidade, indicado para trajetos regionais com aclives e declives. Diferente dos de Alta Severidade, onde é mais recomendado para um tipo de caminhão, todos os tipos de caminhão se beneficiam deste tipo de pneu.
Pneu para Trajeto Urbano – Baixa Severidade
O pneu de Média Severidade, é utilizado para viagens longas e em rodovias de bom asfalto. Suas características o tornam econômico e durável neste tipo de trajeto. Os principais tipos de caminhão que o utilizam, são os de carga para longas distância, que não percorrem trajetos sem asfalto.
Pneu para Trajeto Misto
Este tipo de pneu, muito conhecido como Pneu Misto, é ideal para viagens onde o caminhão enfrentará eventualmente trechos sem asfalto, não é recomendável para viagens longas só no asfalto ou só na terra pois é um meio termo, e por isso, se usado só num tipo de trajeto, pode gerar alto consumo de combustível ou menor aderência. Os tipos de caminhões que o mais utilizam, são os agrícolas e de lixo.
Pneu para Trajeto Off-Road
O pneu para uso em trajeto Off-Road é extremamente robusto, enfrentando terrenos acidentados, com terra e pedra sem perda de tração. Os caminhões que mais utilizam este tipo de pneu são os mineradores e aqueles que trafegam em regiões sem asfalto (muito comum no nosso país).
ATENÇÃO A CALIBRAGEM
Além da escolha do pneu certo, é bom tê-los sempre calibrados conforme a especificação do fabricante, isso garante que ele tenha boa durabilidade e consumo de combustível.
Bom dia. Tenho um caminhão toco baú 7.50. De vez em quando faço viagens para outro estado alem de rodar na cidadé. Trabalho com frete e mudança. Capacidade máxima 6t. Posso usar o pneu liso comum na traseira?
Olá Arlindo, tudo bem? Para seu caso, recomendamos o de média severidade, pois atende melhor suas necessidades e não é tão caro. Só manter ele bem calibrado que não terá problemas.
Boa noite estou com pneu borrachudo no cavalo hoje precisei subir a via de paralelepípedo que estava molhada e veio a patinar, após subi vi que alguns gomos do pneus havia quebrado . Não achei muito legal esses pneus borrachudo na tração. Gostaria de uma opinião. Obrigado