Você sabe quais são os tipos de mola que os carros usam? Tá aí uma coisa que a gente normalmente se pergunta quando está trocando o óleo e começa a olhar em baixo do carro (isso quando não acha algum vazamento e você não consegue pensar em mais nada).
E apesar de muitos acreditarem que só existe as molas em espiral, na verdade existem outros tipo, e o formato de espiral não é regra! Vamos falar sobre cada um dos tipos de molas que existem (para carros de passeio) no decorrer deste post.
Qual a função das molas na suspensão do carro?
Além de garantir a altura do carro, as molas agem no auxílio dos amortecedores na movimentação da suspensão do veículo. Existem diferentes tipos de carros e molas no mercado, nessa matéria listaremos todos os tipos que existem pra você.
Molas Helicoidais
As molas helicoidais são feitas de aço temperado e enrolado em uma formação espiral. A maioria dos automóveis de passeio modernos possuem molas helicoidais nas quatro rodas, e um número crescente de Pickups e SUVs estão sendo equipados com elas (tanto na traseira quanto dianteira). Nos amortecedores do tipo MacPherson, a mola helicoidal é montada em torno do próprio amortecedor, e em outros tipos de suspensão, as molas são montados separadamente (formato muito utilizado na suspensão traseira com eixo de torção).
As molas helicoidais podem ser firmes, macias ou ter uma taxa variável. Como uma medida de libra por polegada quadrada, a taxa da mola é a força necessária para comprimir uma mola helicoidal de 1 polegada. Quanto maior for a taxa de mola por polegada, mais rígida será a mola. A taxa de mola também é usada para descrever se uma mola tem a mesma taxa de compressão em todos os pontos durante seu curso (linear), fica progressivamente mais rígida quanto mais comprime (progressiva) ou é especialmente configurada para alterar as características abruptamente (taxa dupla).
Aqui são mostrados layouts típicos para molas helicoidais. Nos amortecedores do tipo MacPherson (à esquerda), uma mola helicoidal envolve o amortecedor – ambos montados em um amortecedor. Em outros veículos sem amortecedores (direita), as molas helicoidais são montadas separadamente dos amortecedores.
Vantagens
As molas helicoidais permitem maior flexibilidade quando se trata do movimento da suspensão. Para caminhões, as molas helicoidais (progressivas) permitem uma viagem mais confortável quando o veículo está descarregado. À medida que o peso é adicionado, a taxa da mola torna-se mais rígida para aumentar a estabilidade (sem “quicar” como no feixe de mola), e evita que a altura do veículo seja muito afetada.
Para carros voltados ao desempenho, com baixa altura (rebaixados, no português claro), as molas de taxa dupla permitem melhor absorção de ondulações durante o uso normal nas ruas e, em seguida, tornam-se mais rígidas nas curvas para reduzir a inclinação lateral (durante uma direção digamos, mais “agressiva”). As molas helicoidais também permitem uma maior quantidade de movimentos nas rodas (movimento de “cima/baixo”), o que é uma grande vantagem em trilhas off-road, terrenos rochosos ou esburacados.
Desvantagens
As molas helicoidais não são tão adequadas para transportar cargas pesadas como os feixe de molas. Com as molas helicoidais, o peso do veículo é concentrado em uma área de superfície menor do chassi do veículo, enquanto as molas de lâmina distribuem a carga de maneira mais uniforme. Para reduzir o peso total em carros que ficam cada vez mais pesados (quanto mais tecnologia/opcionais embarcados = mais peso), alguns fabricantes começaram a fazer molas helicoidais mais leves e mais finas.
Infelizmente, isso os torna mais propensos a rachaduras e rompimentos no caso de pressão – especialmente se houver uma corrosão. O que seria uma ferrugem superficial não ameaçadora em molas mais robustas pode comprometer significativamente as mais finas. Alguns fabricantes aplicam revestimentos ao redor destas molas, tanto para garantir mais resistência à corrosão quanto evitar que qualquer estilhaço se solte e fure os pneus.
Como saber quando as molas helicoidais estão “cansadas”
Conforme as molas helicoidais envelhecem, elas naturalmente perdem sua resistência e começam a ceder, fazendo com que a altura do carro diminua, portanto, se o seu veículo tombar para a frente ou pra trás, provavelmente essas molas “já eram”. Se houver uma diferença razoável na altura de um lado pro outro do carro, provavelmente as molas helicoidal estão quebradas. Qualquer um destes problemas se torna ainda mais óbvio se peso for adicionado, como um ou dois passageiros no banco de trás. Molas helicoidais quebradas também tendem a gerar algum tipo de ruído conforme o veículo anda.
Quando toda a parte dianteira ou traseira de um veículo “caí”, provavelmente as molas estão cansadas.
Se a altura de um lado estiver muito diferente do outro, pode ser um sinal de mola quebrada.
Como as molas helicoidais são frequentemente instaladas em veículos com sistemas de suspensão do tipo multi-link (independentes) mais sofisticados, a altura de deslocamento inadequada tem um efeito negativo no alinhamento das rodas e no desgaste dos pneus. Se você notar que a altura do carro está “diferente”, você pode consultar essa informação com o fabricante, eles costumam colocar na internet ou no manual (nem sempre tem, mas não custa nada olhar). É muito fácil você mesmo fazer uma medição para fins de checagem, é quase como a checagem de altura da mola pra verificar se o AMT Anti-Impacto é compatível com seu veículo.
Necessito de mola helicoidal para suspenção dianteira do Agrale Marruá AM 150.
Têm disponível?
Podem me informar as especificações técnicas?
Olá, Robson! Nós comercializamos apenas o AMT Anti-Impacto.