Este tipo de mola é mais antigo do que o próprio automóvel, tendo sido usado nas primeiras carruagens (a cavalo). Com um layout muito simples, são lâminas de aço sobrepostas, sendo que seu tamanho vai reduzindo conforme se aproxima da base (lembra uma pirâmide, porém invertida), sistema totalmente diferente das molas helicoidais.
Suas peças são compostas por lâminas de aço arqueadas, podendo ser uma ou mais lâminas, que podem ser empilhadas e montadas acima ou abaixo do eixo (mas não em sistemas independentes), além disso, os feixes de molas fazem a ligação do eixo ao chassi.
Sua principal função, além de garantir a altura do veículo, é absorver impactos causados pelas irregularidades do solo, e suportar seu peso, por se tratar de um sistema muito mais parrudo que as molas, ele aguenta bastante peso, por isso é o mais usado em caminhões, ônibus e pick-ups.
Tipos de feixes de molas
Antes de começar a falar sobre cada tipo de feixe de molas, é importante explicar algo que será mencionado diversas vezes neste post: o “rate”, está é a medida de rigidez da mola, quanto maior o RATE, mais rígida (mais dura) será a mola. Entendido isso, vamos aos tipos:
Feixe de Ação Linear
Estas molas possuem um Rate único (elasticidade / constância) em toda sua extensão/faixa de trabalho, são comumente empregados em veículos que o peso da carga não sofre variações expressivas. A denominação “Ação Linear” é utilizada porque sua ação é “expressa sob a forma de uma linha reta”.
Feixe de Ação Progressiva
Estas molas são caracterizadas por apresentar um Rate variável (elasticidade / constância), com um início macio (suave) e um final mais resistente (duro), sendo a passagem de um Rate para o outro feito de forma progressiva, a medida que aumenta o peso transportado. São utilizados na traseira da maior parte dos veículos onde a variação de peso é significativa, este formato garante maior conforto quando vazio e maior robustez quando carregado, garantindo uma boa dirigibilidade ao veículo.
Tipos de Feixes Progressivos
Contra-Feixe
Neste modelo, a passagem de um Rate ao outro ocorre de forma bastante suave, conforme a carga aumenta.
Já neste, a passagem de um Rate ao outro ocorre de forma brusca, conforme se aumenta o peso.
Contra-feixe e auxiliar
Se houverem grandes variações de peso, este modelo é o mais indicado, pois se comporta muito bem.
Configurações dos Feixes de Molas
Múltiplas lâminas trapezoidais
Nesta configuração, o peso fica distribuído no escalonamento das lâminas.
Feixe Parabólico
Este é o tipo de feixe mais moderno, suas lâminas possuem variação de espessura ao longo do perfil de cada uma, sendo que isso ocorre proporcionalmente ao peso aplicado em cada ponto das lâminas.
Neste tipo são utilizadas poucas ou apenas uma lâmina em sua construção, reduzindo seu próprio peso e permitindo uma boa capacidade de carga, este modelo não fica devendo em nada ao de múltiplas lâminas trapezoidais.
Apesar das duas fotos de exemplo aparentemente serem diferentes no formato, a construção é basicamente a mesma, este modelo oferece menor ou nenhum atrito entre as lâminas, evitando ruídos e proporcionando maior conforto ao rodar.
Air Link
Este tipo provavelmente é o que se mais diferencia, pois tem características de um “feixe parabólico”, neste formato é possível a montagem direta na bolsa de ar de um veículos com suspensão pneumática.