Os amortecedores são componentes essenciais do sistema de suspensão do carro, pois são responsáveis por absorver os impactos causados pelas irregularidades do solo e garantir a estabilidade e o conforto na direção. Existem diferentes tipos de amortecedores, cada um com suas vantagens e desvantagens. Neste post, vamos explicar quais são os principais tipos de amortecedores para carro e seus pontos fracos e fortes.
Amortecedores hidráulicos
Os amortecedores hidráulicos são os mais comuns e utilizados em carros populares, caminhões e ônibus. Eles são formados por um sistema que contém óleo lubrificante e ar em reservatórios separados dentro do pistão. O óleo é resistente a altas temperaturas e pressões e proporciona uma boa capacidade de amortecimento. O ar fica na câmara de trabalho do pistão e ajuda a controlar a compressão e o retorno do óleo.
Os amortecedores hidráulicos têm como vantagens o baixo custo, a simplicidade de construção e a facilidade de manutenção. No entanto, eles também apresentam algumas desvantagens, como a possibilidade de ocorrer aeração, que é a formação de bolhas de ar no óleo quando o sistema é muito exigido, reduzindo a eficiência do amortecimento. Além disso, o ar pode reagir com o óleo e causar oxidação e corrosão das peças internas, diminuindo a vida útil do amortecedor.
Amortecedores a gás
Os amortecedores a gás são uma evolução dos amortecedores hidráulicos e são utilizados em carros mais modernos e esportivos. Eles também são formados por um sistema que contém óleo lubrificante e gás em reservatórios separados dentro do pistão. No entanto, o gás utilizado é o nitrogênio pressurizado, que tem algumas vantagens em relação ao ar.
Os amortecedores a gás têm como vantagens uma maior resistência aos movimentos, uma melhor aderência à pista e uma maior estabilidade na direção. Isso ocorre porque o nitrogênio pressurizado impede a formação de bolhas de ar no óleo, mantendo a eficácia do amortecimento constante em qualquer situação. Além disso, o nitrogênio não reage com o óleo e evita a oxidação e a corrosão das peças internas, aumentando a durabilidade do amortecedor.
Os amortecedores a gás têm como desvantagens um maior custo, uma maior rigidez na suspensão e uma maior exigência dos demais componentes do sistema. Por isso, eles devem ser utilizados com cuidado e em conjunto com molas adequadas para não comprometer o conforto e a segurança do veículo.
Amortecedores reguláveis
Os amortecedores reguláveis são um tipo especial de amortecedores que permitem ao motorista ajustar a rigidez da suspensão de acordo com as condições da pista ou da condução. Eles podem ser hidráulicos ou a gás, mas possuem um mecanismo que altera a passagem do fluido pelas válvulas internas do pistão, modificando assim a capacidade de amortecimento.
Os amortecedores reguláveis têm como vantagens uma maior versatilidade, uma melhor adaptação às diferentes situações e uma maior personalização da dirigibilidade. Eles permitem ao motorista escolher entre uma suspensão mais macia ou mais firme, dependendo da sua preferência ou necessidade. Por exemplo, em uma pista lisa e plana, pode-se optar por uma suspensão mais firme para ter mais estabilidade e esportividade. Já em uma pista irregular e cheia de buracos, pode-se optar por uma suspensão mais macia para ter mais conforto e absorção dos impactos.
Os amortecedores reguláveis têm como desvantagens um maior custo, uma maior complexidade de instalação e manutenção e uma maior responsabilidade do motorista. Por isso, se você não tem muita noção de mecânica, é bom evitá-los, procure utilizar os originais que vem em seu veículo.
Esperamos ter solucionado suas dúvidas referentes a cada tipo de amortecedor, e se tiver qualquer dúvida, deixe nos comentários!