As molas são os componentes mais importantes da suspensão de qualquer carro, elas são responsáveis por manter veículo “em pé”, além de realizar a função de absorver impactos do solo, se contraindo ou distendendo de acordo com a superfície.
Se as molas forem retiradas do carro, ele ficaria no chão, pois não haveria nada para sustentá-lo, os amortecedores não possuem essa função, eles apenas controlam o movimento de extensão e compressão, sem papel ativo na manutenção do veículo em pé.
TIPOS DE MOLAS
Quando se fala em molas, muitos imaginam uma “mola convencional”, que é um ferro no formato de espiral, porém, o termo é muito mais amplo, e abrange formatos bem diferentes do espiral, falaremos disso agora.
Molas Helicoidais
São as molas mais utilizadas nos veículos atuais, são leves, compactas, e podem ser empregadas em diversos tipos de suspensão. Dependendo do tipo, os elos das extremidades são mais largos ou mais estreitos que o restante da estrutura, essa diferença vai de acordo com a proposta do veículo.
Molas de flexão (feixe de molas)
São as molas mais usadas por veículos de carga, são mais resistentes e suportam melhor o peso. Essa tecnologia foi incorporada das antigas carroças/carruagens, elas usavam esse tipo de mola para melhorar o conforto, e apesar de antigo, é um sistema bem mais complexo que as molas helicoidais.
Molas de torção (barra de torção)
Seu formato é basicamente uma barra circular, seu funcionamento é devido a torção, a barra se torce quando a roda é comprimida ou estendida, e a força de retornar a barra para posição original é o que mantêm o veículo na altura correta. Um dia faremos um vídeo mostrando-a em ação, pois de todos os tipos, este é o mais difícil de se compreender o funcionamento.
MOLAS PARA USOS ESPECIAIS
Veículos Blindados
Para veículos blindados, as molas precisam ser reforçadas, pois a blindagem aumenta consideravelmente o peso do carro. Se usado molas normais, o veículo pode parecer “rebaixado”, e o conforto no andar é prejudicado.
Veículos com GNV
A situação dos carros que usam GNV é parecida com os blindados, o GNV aumenta o peso da traseira do veículo, diminuindo a eficiência e altura se ainda estiver com molas originais. Com molas apropriadas para GNV, o carro mantém seu conforto e altura originais.
Veículos Rebaixados
Carros que usam molas esportivas são chamados popularmente de “rebaixados” dado a baixa altura. Carros que utilizam estas molas tem considerável aumento de estabilidade, superando em muito o setup original, além de, ter melhorias na frenagem e redução da inclinação lateral. O único inconveniente, é que as ruas brasileiras não aceitam bem este tipo de carro, se você tem um veículo assim, vai sofrer com as lombadas e valetas.
Evite usar molas cortadas ou esquentadas, é uma prática perigosa, pois originalmente, a mola foi projetada para uma finalidade, e alterar sua estrutura, faz ela perder a eficiência, colocando em risco sua vida e a dos outros. Prefira molas esportivas, é mais caro, e daí? Sua vida tem preço por acaso?
MANUTENÇÃO E CUIDADOS COM AS MOLAS
As molas não precisam de manutenção, se não estiverem boas, o correto é que sejam substituídas, para saber se já esta na hora, observe os aspectos abaixo:
- Perda de altura do carro;
- Pontos de ferrugem nos elos da mola;
- Coxim do amortecedor danificado;
- Partes descascadas ou trincadas;
- Sensação de forte impacto ao passar em desníveis quando andando.
UMA DÚVIDA QUE TODOS TEM SOBRE AS MOLAS COM RELAÇÃO AO ANTI-IMPACTO
Instalar o Anti-Impacto num veículo com molas “cansadas” melhora em alguma coisa?
A resposta é sim, melhora porque o kit atua justamente na tarefa da mola, dando um suporte extra para ela funcionar, porém, recomendamos que as molas sejam substituídas para que o produto tenha melhor funcionamento, além de garantir mais segurança, pois molas em péssimo estado prejudicam a estabilidade do veículo.